Filme, Filmes, Textos

As Caças Fantasmas e a representatividade feminina

Quando vi que esse filme iria ser produzido e lançado fiquei curiosa e até meio receosa, porque as pessoas têm uma grande tendência em estragar as coisas quando fazem refilmagens e afins. Mais medo ainda por serem quatro mulheres protagonistas. Não por elas serem mulheres, mas pelo que eles iriam fazer com isso. Sabe como é, a maior parte das vezes que eles tentam fazer uma “representatividade feminina” eles pisam na bola. E pisam feio.

Mas não foi dessa vez, camaradas! (Rose Hathaway* assumindo meu corpo e dizendo que ela também adorou o filme)

Os responsáveis pelo filme fizeram o dever de casa certinho. Por quê? Deixa eu explicar!

as caça fantasmas

A sexualidade das mulheres não é explorada e nem é o ponto principal

Explorar a sexualidade não é ruim, claro. O problema surge quando se deixa implícito (ou até mesmo explicito) que a mulher só está conseguindo aquilo tudo porque é bonita ou sexy. A coisa toda pode ser apenas um uniforme “apelativo” demais ou cenas de nudez desnecessárias. E adivinha só? Não rolou isso no filme! O uniforme é um macacão bem feinho e nada sexy. Ninguém fica pelado!

caça fantasmas

Adeus padrão de beleza

Sabe aquela coisa das personagens principais terem dois metros de altura, pesarem 40 quilos, terem cabelos loiros, olhos azuis e pele branca? Dá uma olhadinha nas nossas Caça Fantasmas e me diz se você vê isso. A que mais se aproxima disso é tão louca e tão inteligente que você nem tem tempo de prestar atenção na forma física ou beleza dela.

caça fantasmas

O bonitinho ordinário

Sabe a loira burra? Bem, a loira deles é inteligente pra caralho, mas o loiro… Nosso Deus Nórdico (vulgo Thor) faz o papel da loira burra. Ele é gatíssimo (como não preciso relembrar a ninguém) e burro como uma porta (pra não dizer mais). E foi genial! A crítica foi tão linda que eu fiquei inacreditada! É sempre bem comum colocar uma mulher super bonita nos filmes, mas que acaba não fazendo nada de útil, tanto por ser representada como burra, quanto por estar ali apenas como enfeite. E eu nunca tinha visto eles fazerem isso com um homem, enquanto todas as mulheres são fodasticas e querem ele apenas para admirar a beleza (ainda que claro, gostem dele). Até agora.

caça fantasmas

O machismo do mundo não é encoberto

Sabe como é, a maioria das vezes que se coloca uma protagonista feminina em um filme e ela faz maravilhas, poucas vezes é mostrado o que o resto do mundo pensa disso. Ninguém reclama da Mulher Maravilha, Viúva Negra… É como se o mundo estivesse de boa delas serem fodas e salvarem o mundo. Mas todos nós sabemos que não é bem assim e As Caça Fantasmas também sabem disso. Elas recebem comentários maldosos e machistas pela internet, elas sofreram bullying na escola e também agora. O tempo todo eles tentam dizer a elas que não podem fazer algo por serem mulheres, diminuem o fato delas serem cientistas…. O mundo é machista e o filme deixa isso bem claro, mas também deixa claro que nenhuma mulher deve abaixar a cabeça para machistas.

8db60d6ad230fd533b51495ffecba0e8

Machistas não passarão

Elas são menosprezadas, oprimidas e ofendidas, mas quem salva o mundo (ou NY) são elas! Sozinhas. Sem ajudinha de um homem mais inteligente (vulgo príncipe encantado). Sem nada. Elas chutam o traseiro de fantasmas (Suzannah Simon** ficaria orgulhosa) sozinhas em cenas maravilhosas de dar orgulho! Elas vencem com a própria inteligencia e força. E isso é lindo. E importante. E empoderador.

caça fantasmascaça fantasmascaça fantasmascaça fantasmas

Mulheres não são inimigas

Eu mesma não acreditava que era “pregado” que mulheres deveriam ser inimigas e que muitas mulheres repetiam esse comportamento, tanto por não acreditar nele, quanto por sempre ter tido amigas leais. Mas então eu passei a reparar. E então algumas coisas aconteceram comigo, coisas sem nenhuma explicação lógica, fundadas apenas em “outra mulher é uma competição a ser eliminada”, mesmo quando eu não estava competindo por nada.

Então eu acreditei e cara, eu fiquei horrorizada. Homens defendem homens e as mulheres tendem a se ver como inimigas. Qual a lógica disso, camaradas? Bem, não tem lógica. Apenas é algo que foi pregado e repetido ao infinito. E felizmente As Caça Fantasmas pisam nessa “pregação” idiota e ridícula. As meninas não brigam entre sim, formam uma irmandade e se arriscam umas pelas outras. E nossas garotas precisam aprender isso, porque algumas adultas claramente pularam essa parte do manual de “como não ser cuzona”.

Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras...
Como dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, olhem só esses rostinhos. Isso é se sentir representada.

As caça fantasmas além de um filme empoderador é o tipo de filme que diz para todas as garotas que elas podem ser o que quiserem, que elas podem ser cientistas, que podem ser super inteligentes, que podem ser badass e que sim, elas podem salvar o mundo sozinhas, independente do que machistas dizem e repetem a elas. Ensinam que mulheres podem e devem ser amigas de verdade, que se arriscam uma pela outra, que são irmãs. E ao contrário do que se espera de um filme assim (todo lindão e feminista), ele é um filme bom do ponto de vista de roteiro, figurino, efeitos especiais e todas essas coisas. Ele é sim um filme de entretenimento, mas do tipo que lhe ensina alguma coisa.

Então, camaradas, assistam essa coisinha linda e muito bem feita.

Beijos,

Laury

________

* Rose Hathaway é a personagem principal da série Academia de Vampiros, uma badass de carteirinha que adora chamar seu professor (Dimitri Maravilhoso Belikov) de Camarada.

** Suzannah Simon é a personagem principal da série A Mediadora, também badass de carteirinha que tem a missão de levar os fantasmas para a luz, ou, nas palavras dela, chutar o traseiro deles para fora desse plano.

One Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *