Filmes

[Filme] Questão de tempo – O que você mudaria se pudesse fazer tudo diferente?

Eu demorei eras para ver esse filme, porque por alguma razão, pelo trailer, eu achava que ele seria um tanto quanto ridículo. Um garoto que sempre faz tudo errado e precisa voltar no tempo para arrumar cada mínima coisa idiota que faz. Mas acontece que não é bem assim. Não é mesmo.

No início, quando descobre que pode viajar no tempo, ele volta sim para corrigir coisas idiotas. Sua incapacidade de beijar uma garota, sua forma desastrada de não conseguir passar um protetor solar nas costas da pessoa por quem está morrendo de paixão e a completa ruína que é o seu relacionamento com o mundo. Bem garotinho mimado e sem graça e desajustado, não é?

1

Mas eis que nosso garoto cresce e percebe que, as vezes, mesmo voltando no tempo, algumas coisas não podem ser arrumadas e muito menos forjadas. Se alguém não te ama, não importa quantas vezes você faça algo certo, ela não irá lhe amar por sua perfeição na execução de algo. E ele percebe também que existem mais pessoas no mundo além dele. Pessoas que ele pode ajudar com detalhes simples.

Então sempre que algo dá errado em sua vida e na vida de pessoas próximas, ele volta no tempo para arrumá-las. No entanto, todos nós sabemos como é a vida, certo? Cada detalhe, cada pequena coisa que se faz, cada decisão… Tudo tem uma consequência, tudo dá origem a algo no futuro.

2

O filme é muito bom e no final eu me peguei chorando e pensando no que eu mudaria se pudesse voltar no tempo na minha própria vida. O que você mudaria se pudesse? As vezes pensamos que se tivéssemos feito isso e aquilo, tudo seria diferente, mas será que esse diferente seria bom? Ir naquele restaurante novo, conversar com um desconhecido em uma exposição, sair de uma festa chata… Você já pensou o que tudo isso poderia ter mudado na nossa vida?

Bem, o nosso protagonista viaja para o passado dentro da sua própria vida, mas a grande sacada do filme é justamente o fato de que o resto do mundo não faz isso. Que eu, você e todo mundo não tem a capacidade de voltar atrás na vida e mudar aquela coisinha que fez naquele dia e que mudou tudo. E nem mesmo podemos voltar para de fato fazer alguma coisa, ao invés de apenas observar a vida passar.

5

Esse filme nos ensina a dar valor na nossa vida e no agora, em cada detalhe, em cada segundo. Porque não podemos voltar para vivê-lo de novo. Momentos são únicos. Assim como nossas experiências e nossas vidas. Assim como cada pessoa que existe. Cada pessoa que cruzamos na rua. Cada estranho que damos bom dia. Cada risada. Cada lágrima. Cada tudo. Nossas decisões e os momentos e consequências que surgem a partir delas é o que nos torna quem somos.

4

Preste um pouco mais de atenção na sua vida. Curta ela ao máximo! E tente todos os dias ser um pouco mais feliz. Aprenda a apreciar cada segundo. Eles são efêmeros e maravilhosos.

Assista ao trailer:

2 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *