Resenhas

[Resenha] Reconstruindo Amélia – Kimberly McCreight

Resenha

Quando fechei o livro, me perguntei o que eu tinha a dizer sobre ele e até agora me faço a mesma pergunta. Descobri ele por acaso em um blog, ganhei de presente de uma amiga e emendei a leitura após Mentirosos. Não fui muito fã de Mentirosos, mas ele me surpreendeu muito com o final e pensei que não me surpreenderia daquela forma tão cedo novamente.

Eu estava errada.

Reconstruindo Amelia

Reconstruindo Amélia é uma surpresa do início ao fim. Começando pela capa que apesar de meio sombria ainda é meiga e que com suas frases já constroem uma estória em nossa cabeça. Você imagina algo, mas o livro é mais. E a cada página vai sendo muito mais. É um tipo de livro tão raro de se achar que eu me sinto vitoriosa por tê-lo encontrado. É o favorito do mês, com certeza. E tenho a leve impressão que será o favorito do ano. Se não for o único, será um deles.

Mas sobre o que fala o livro, afinal? Ele é o que seu título diz: a reconstrução de Amélia. Cada passo da sua vida, cada segredo… Para descobrirmos quem realmente era Amélia. E isso faz você me perguntar: Por quê? Pra que fazer isso?

Bem, Kate Baron é uma mulher bem sucedida e mãe solteira de uma menina modelo: Amélia. E tudo vai bem até que recebe um telefonema da escola informando que sua filha foi suspensa e ela deve buscá-la. Como se a situação não fosse suficientemente ruim, quando ela finalmente consegue chegar na escola, descobre que sua filha esta morta. Ela tinha pulado do terraço da escola.

A morte de sua filha foi devastadora. E descobrimos em Kate uma mãe muito melhor do que eu consigo colocar em palavras. Sua dor foi tão intensa que fui capaz de senti-la nas palavras e chorar com ela, como se Amélia também fosse um pouco minha filha e de cada um que lê. E para ela nada é pior do que pensar que ela foi uma péssima mãe a ponto de sua filha desejar se matar. Então uma pequena luz se acende no fim do túnel quando uma mensagem que ela recebe diz que Amélia não pulou.

E isso faz com que Kate junte o seu lado advogada e o seu lado mãe para descobrir o que realmente aconteceu com sua única filha.

Preciso dizer que me apaixonei pelo livro. E minha paixão cresceu a cada página. Ele intercala o momento atual e a investigação de Kate, os acontecimentos da vida de Amélia antes de sua morte, e-mails de Kate da época da gravidez, páginas de seu diário da época, as mensagens que Amelia trocava com seus amigos, suas atualizações de status do facebook e as páginas de um blog chamado GrAcIoSaMENTE (um espécie de Gossip Girl que publicava as fofocas dos alunos).

O livro é primoroso por retratar com perfeição a relação mãe e filha. Primoroso por apresentar as inseguranças da cabeça de uma adolescente. As relações entre adolescentes, descoberta da sexualidade, hierarquia estudantil e bullying. Retrata ainda como coisas mal resolvidas do passado podem causar problemas no futuro.

E não pense que por ficar tanto tempo na vida de Amélia o livro é infantil ou sequer juvenil, porque não é. É um livro realista, uma escrita adulta e extremamente inteligente. É um livro inteligente. E memorável.

Eu amei a Kate com todas as minhas forças e não foi fácil para mim aceitar que Amélia estava morta. Eu queria entrar no livro, abraçar Kate e tornar tudo diferente, porque ela não merecia isso, ela era uma mãe maravilhosa!

Adorei Amélia, uma menina que ao contrário de muitas protagonistas, realmente é a garota modelo. A nerd com as melhores notas e com um futuro memorável. Ela não era muito forte, mas não era muito fraca também. Eu diria que Amélia era divosa, mas algumas vezes fácil de manipular. Quis defendê-la, quis bater em cada uma das pessoas que quis destruí-la apenas por ela ser quem era.

Eu me sinto incrivelmente abalada por esse livro, pela forma crua e real que ele tem. Como mostra a verdadeira face das pessoas, os segredos obscuros daqueles que no dia-a-dia tem um rosto de perfeição. Ele mostra os esqueletos do armário e como a maldade pode alcançar níveis inimagináveis. Como as pessoas sentem prazer em destruir aqueles que estão bem e felizes com a vida que levam.

Enfim, eu apenas amei esse livro. Dei todas as estrelas no skoob, se pudesse dar algumas mais, eu dava, favoritei e recomendei para todos que conheço. E agora eu recomendo para vocês: LEIAM!! Que livro maravilhoso!! *-*

E vocês, já leram? Sentiram a mesma coisa?

Beijos!

Laury

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *