Escrevendo

Escrevendo… Como planejar a divulgação do seu livro

Escrevendo2

Olá! Como vão?

Lá estava eu separando algumas reportagens com dicas de escrita para postar e reparo que a última vez que fiz isso foi em agosto. Dá para acreditar? O.O

Mas bem, hoje eu trouxe um artigo de um site que eu estou adorando acompanhar, o Editoras.com. E o artigo fala sobre divulgação, porque escrever é difícil, mas divulgar é ainda pior. Então vamos as dicas?

1º passo – Defina metas realistas de vendas

“Eu quero vender 1 milhão de cópias do meu livro!” Cada autor adoraria escrever um best-seller, mas definir expectativas irreais só vai levar à decepção. Estabeleça objetivos reais e defina um número de vendas que você tenha facilidade de conseguir. Se você pudesse vender 1.000 cópias de seu livro neste ano seria um bom resultado? O mercado e as oportunidades estão aí! O que você poderia melhorar para alavancar suas vendas?

Vamos supor que vender 1.000 livros neste ano seja o seu objetivo. Não deixe esse número oprimi-lo.

Divida o ano em meses e dias:
1.000 livros ÷ 12 meses = 83 livros por mês
83 livros por mês ÷ 30 dias = 2,76 livros por dia
3 livros por dia não é tão assustador assim.

Considere também a possibilidade de não imprimir todos os livros ao mesmo tempo, mas imprimir por demanda, somente a quantidade que realmente for vendida. Encarece um pouco mais o custo unitário do livro, mas você não fica descapitalizado.

Eu particularmente acho muito importante estabelecer metas, porque elas fazem com que você continue trabalhando para cumprir aquela meta. Mas assim como é importante não desistir, também é importante não ficar se martirizando para sempre caso não cumpra a meta. Ou seja, não conseguiu? Bola para frente e vamos tentar outra vez.

2º passo – Conheça seu leitor

Obtenha as informações básicas sobre os seus leitores: faixa etária, sexo, renda e grau de instrução.

Informações adicionais: personalidade do seu leitor, estado civil, seus interesses, aspirações, estilo de vida.

Tudo bem que nem sempre é possível conseguir todos estes dados, mas consiga o máximo de informação possível do seu público alvo, até mesmo para ajudar você a conduzir seu texto de acordo com os interesses dos leitores do seu livro. Use essas informações para descobrir a melhor maneira de agarrar a atenção deles.

Lembre-se: o Marketing já deve ser pensado antes mesmo de começar a escrever o livro!

Essa parte de conheça o seu leitor, eu aprendi MUITO com os vídeos de Lycia Barros. Ela fala de como conhecer quem lê o seu livro faz com que seja mais fácil sair da caixinha. O que isso significa? Que é possível criar novas formas inovadoras de vender, de atingir diretamente o seu público. Mas outra coisa que aprendi com a Thalita Rebouças é que nem sempre o seu público é aquele que você acha que é, então preste muita atenção nessa parte para a ideia não sair errada no final.

3º passo – Redes Sociais

As redes sociais ou mídias digitais têm evoluído para uma parte crucial da estratégia de Marketing de qualquer empresa. Para um novo autor que deseja promover o seu livro não é diferente. Afinal, como seus leitores vão conhecer o seu livro (e possivelmente comprá-lo) sem que você o promova minimamente? Use o seu Blog, Facebook, Twitter, lista de e-mails (mas lembre-se de não enviar SPAM, os e-mails têm que ser enviados com autorização dos usuários) e também o Youtube. Disciplina e constância nas redes sociais são fundamentais para atrair cada vez mais seguidores.

As empresas mais bem sucedidas empregam, na sua estratégia de marketing, a atualização constante do seu Twitter, monitoram o Facebook e trazem sempre informações importantes para os seus blogs e canais de vídeo. Isso geralmente acaba tomando uma quantidade de tempo grande, por isso pode ser uma boa ideia, e claro, dependendo da viabilidade, contratar um especialista em mídia social.

Comece a pensar nessas ferramentas como algo indispensável para promoção do seu livro na web. Você, sendo um autor profissional, deve também se certificar das fontes e informações daquilo que publica nas redes sociais para não dar um “tiro no pé”, uma vez que muitos estarão acompanhando suas postagens.

Nunca se esqueça: não basta apenas escrever sobre o seu livro ou simplesmente fazer publicidade. Insira conteúdos de interesse dos seus leitores, mesmo que não tenham sido escritos por você (não esqueça de citar as fontes). Pesquise e produza notícias, informações e conteúdo que atraiam a curiosidade deles. Assim, você não se torna aquele vendedor chato, mas sutilmente atrai a atenção dos seus leitores e oferece seu livro quando eles estão mais inclinados a conhecer mais sobre você.

Com o interesse gerado nos leitores, é uma questão de tempo para que comecem a comentar sobre seu livro e até mesmo promover e compartilhar suas publicações para outras pessoas. Estes são pontos vitais para ingressar no mercado com sucesso.

Esse ponto já foi tratado em outras dicas que tirei de outro lugar, e eu já fiz esse comentário antes, mas vou repetir, porque é importante. Se torne aquele autor que não importa onde a pessoa olhe, o seu livro vai estar lá, mas vai estar lá sendo comentado, elogiado, citado… Não aquele livro que está lá porque você forçou a entrada dele ali e ninguém mais suporta ouvir falar de você. A linha entre publicidade e chatice é bem tênue, então CUIDADO!

Bem, meus queridos, por hoje é isso. Façam bom proveito das dicas e sejam bem sucedidos. E aproveitando o espacinho, por que não fazer uma leve propagando do meu livro, não é mesmo. É um romance água com açúcar e vocês podem comprar ele aqui. 😉

Beijos!

Laury

2 Comments

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *