Escrevendo

Escrevendo… 20 dicas quentes para divulgar seu livro!

Escrevendo2

Olá! Como vão?

Bem, a primeira dica da nova coluna é para aqueles que já publicaram seu livro e agora precisam vendê-lo. Qual a melhor forma de fazer isso? Divulgando, claro!

Nas pesquisas da vida eu encontrei o artigo “20 dicas quentes para divulgar seu livro“, originalmente publicado no site da Editora Publiki. Não assino em baixo em todas as dicas, mas algumas são bem legais. Vamos conhecê-las?

1- Planeje com antecedência todas as ações de marketing e divulgação do seu livro. Levante todos os custos de produção e veiculação dos materiais de propaganda e estabeleça um cronograma para a divulgação começar a acontecer com pelo menos um mês de antecedência ao lançamento do livro. (Assino em baixo!)

2- Faça um release do seu livro! Para quem não sabe, release é um texto jornalístico distribuído para a imprensa, com informações sobre a obra, o autor e o lançamento. (Assino em baixo!)

3- Elenque os diferenciais, curiosidades e aplicações que o seu livro e você, como autor, possuem. Faça uma lista para facilitar e organizar o pensamento e inclua no release. Seja equilibrado, tome cuidado para não ser nem modesto nem pretensioso demais.(Tente evitar aqueles release que é quase maior que o seu livro, eu como blogueira não me animo muito a ler quando ele passa de uma página e meia.)

4- Tem amigos influentes ou conhecidos? Eles escrevem bem? Peça para eles escreverem um pequeno depoimento ou resenha sobre o seu livro. (Mas por favor, não peçam que falem bem por falar! É preciso uma opinião sincera para fisgar a vontade de alguém a ler um livro.)

5- Use o Google para pesquisar jornais, revistas, rádios, emissoras de TV, sites, etc. e envie o release do seu livro com uma imagem da capa em JPG ou PNG de média resolução. Não envie o e-mail sem entrar em contato antes. Tente conseguir o telefone dos responsáveis e apresente-se, dizendo que gostaria de enviar um release apresentando o seu livro. (Alguns até mesmo com uma apresentação irão lhe ignorar ferozmente, então já se prepare para o não.)

6 – Crie um evento de lançamento para o seu livro! Pode ser entre amigos, na sua escola, faculdade, igreja, condomínio ou em uma livraria. (Assino em baixo!)

7 – Prepare um convite impresso ou virtual com a capa do seu livro e envie para a sua lista pessoal de endereços. Peça para seus amigos replicarem para os amigos deles também. Não faça SPAM de forma alguma! Envie e-mail somente para quem permitir que você faça isso! (Assino em baixo! SPAM é TÃO chato!)

8 – Dê palestras, oficinas ou participe de fóruns de discussão relacionados ao tema do seu livro. (Mas por favor, seja moderado, não se torne aquele autor que fala só de si e de cada passo que dá, literalmente.)

9 – Esteja presente nas principais redes sociais! Interaja! Seja uma personalidade “encontrável” e social. (Assino em baixo! Seja humilde, pelo amor de Deus!)

10- Na medida do possível frequente todas as feiras e eventos literários que puder. Antes do evento acontecer, entre em contato com a equipe organizadora, apresente o seu livro e avalie a possibilidade de participar como autor. (Assino em baixo! Não vá simplesmente aparecendo no evento alheio e tentando roubar a cena. Isso é feio! Muito feio!)

11- Não faça propaganda explícita do seu livro o tempo todo nas postagens das redes sociais! Uma vez ou outra tudo bem, mas a melhor estratégia é despertar o interesse no seu público leitor de forma sutil. (Assino em baixo! Gostar de você ajuda a pessoa a gostar do livro, então seja legal.)

12- Poste fotos do lançamento, da capa do livro, trechos da obra, do convite de lançamento, dos links onde saírem seus releases e resenhas. (Assino em baixo, mas com moderação. Tenha opiniões sobre outras coisas também.)

13- Poste frases de impacto do seu livro no Twitter. Você pode criar uma conta específica para o seu livro no Twitter ou utilizar a sua própria conta. Existem sites como o HootSuite.com, por exemplo, onde você pode agendar várias postagens automáticas. (NÃO crie uma conta no twitter só para o seu livro e não fique postando frases do seu livro o dia todo, o tempo todo. Isso é chato! Se tem uma coisa que uma autora muito legal me ensinou foi “Concentre os seus leitores, não os disperse!”.)

14- Crie um blog! Pode ser no blogger.com, wordpress.com, Wix ou em uma hospedagem com mais recursos e disponibilize gratuitamente pequenos trechos do seu livro. Inclua curiosidades sobre como surgiu a ideia de escrever o livro e outras informações pertinentes à obra. (Assino em baixo!)

15- Crie uma landing page para vender o seu livro! Diferente do blog ou site que possui muitos textos, vídeos, páginas e links sobre o tema do seu livro, a landing page (ou página de pouso) é um site com uma única página e com a função exclusiva de vender o livro ou capturar e-mails para sua lista de contatos oferecendo download gratuito do eBook com o conteúdo na íntegra ou em parte do seu livro. (Você não precisa de dois sites, apenas seja organizado que um só será o suficiente. E não fique disponibilizando o seu livro na íntegra, não quando você quer ganhar algum dinheiro com ele, o mercado literário anda desvalorizando esses livros, porque se a pessoa pode ler de graça, por que ela iria comprar?)

16- Compre links patrocinados no Google e nas redes sociais apontando para a sua landing page ou para os sites onde estão sendo vendidos os seus livros. (Escolha muito bem a propaganda patrocinada que irá pagar. Não há razão para fazer propaganda do seu livro em um lugar que não tem nenhum pouco a ver com literatura ou o assunto do seu livro.)

17- Se tiver condições de investir mais um pouco, produza um book trailer do seu livro. Se quiser fazer alguma coisa mais em conta, grave um depoimento pessoal ou comentário de seus amigos com a câmera do celular mesmo apresentando o seu livro e coloque-o no Youtube. Não deixe de fazer isso! O Youtube é hoje o 2º lugar onde as pessoas mais fazem pesquisa na internet. (Booktrailer não é tão caro e você pode fazer sozinho, acho uma coisa bem legal. MAS não faça um bt de 10 minutos, por favor. Tenham como base o trailer de um filme, ele deve ser curto, interessante e instigante. Mais de dois minutos é chato.)

18- Faça parceria com blogs literários ou que tenham a ver com o tema do seu livro. Envie um exemplar gratuito do livro para ser sorteado e resenhado pelo blog. (NÃO! Não saia por aí dando o seu livro de graça. Todo mundo sabe que existem milhares de blogs literários atualmente. PESQUISE o blog e forneça UM livro. Se você não quer fornecer, faça uma promoção bacana com desconto para blogueiros. E livros para sorteio tente fornecer apenas para promoções específicas, que você envia direto para o ganhador para evitar que o blogueiro empaque o livro em casa, ou confie na pessoa para quem está mandando. Falo isso como blogueira e autora, não taquem pedra. Grata.)

19- Não se esqueça que escritores não escrevem apenas para outros escritores. Cuidado para não desperdiçar seu tempo e energia participando de grupos e páginas onde só existem escritores que, assim como você, estão atrás de leitores e de divulgação. É importante que você busque o seu público leitor no lugar onde ele realmente está. (Assino em baixo!)

20- Mesmo que seu livro seja publicado apenas de forma eletrônica, eu aconselho a usar peças offline também. Um postal, caneca ou marcador de livro, por exemplo, funcionam bem como divulgação e é relativamente barato de se produzir. (Assino em baixo! Brindes são muito amor. <3 )

Bem, essas foram as dicas e minha opinião a respeito de cada uma delas. Espero que gostem.

Beijos!

Laury.

 

6 Comments

  1. Elci Antônio do Amaral

    Maravilhoso! Excelente! Acho que estou bem instruído para o meu atual “Longe do mundo” e para os outros que serão escritos!

    Obrigado!!!

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *