Textos contos e blábláblá

[TCeB] 12 Escritoras premiadas com o Prêmio Nobel de Literatura

Textos contos e blablabla

Olá! Como vão? Acho que todo mundo aqui sabe que a internet é uma fonte sem fim de informações, certo? E em um desses meus passeios por ela, encontrei um site/blog bem bacana, com três post em especial que me chamaram a atenção e gostaria de compartilhar com vocês, só que um de cada vez, ok?

Hoje vamos falar sobre o Prêmio Nobel de Literatura e as 12 mulheres que receberam o tão magnifico premio em meio a 108 premiações!

.

1 – Selma Ottilia Lovisa Lagerlöf: Prêmio Nobel de Literatura de 1909 recebeu as láureas com a seguinte justificativa: “na apreciação do idealismo elevado, vívida imaginação e percepção espiritual que caracterizam sua escrita”.
2 – Grazia Deledda: Prêmio Nobel de 1926, ela recebeu o Prêmio Nobel, um ano depois, em 1927. Durante o processo de seleção em 1926, o Comitê Nobel de Literatura decidiu que nenhuma das nomeações do ano tinham preenchido os critérios conforme descrito no testamento de Alfred Nobel.
3 – Sigrid Undset: O Prêmio Nobel de 1928 foi atribuído  “principalmente por suas descrições poderosas da vida do Norte durante a Idade Média”.
4 -Pearl Buck:”Por suas descrições ricas e verdadeiramente épica da vida camponesa na China e por suas obras biográficas” a autora recebeu o Prêmio Nobel em 1938;
5 – Gabriela Mistral: O Prêmio Nobel de Literatura 1945 foi atribuído a Gabriela Mistral “pela sua poesia lírica, que, inspirado por fortes emoções, fez seu nome um símbolo das aspirações idealistas de todo o mundo latino-americano”.
6- Nelly Sachs: Premiada em 1966 “por sua escrita excelente, lírica e dramática, que interpreta o destino de Israel com força comovente”. Dividiu a premiação com Shmuel Yosef Agnon;
7 – Nadine Gordimer: Prêmio Nobel de Literatura 1991 foi atribuído a autora “que através de sua escrita magnífica trouxe um benefício muito grande para a humanidade” segundo os organizadores da premiação;.
8 -Toni Morrison: “Que em romances caracterizados por uma força visionária e importação poética, deu vida a um aspecto essencial da realidade americana” levou a autora a ganhar o Prêmio Nobel em 1993. A única mulher negra entre elas.;
9 -Wislawa Szymborska: Prêmio Nobel de 1996 foi atribuído “por sua poesia que com precisão irônica permite que o contexto histórico e biológico traga à luz em fragmentos da realidade humana”.
10 – Elfriede Jelinek: Prêmio Nobel em 2004 “por seu fluxo musical de vozes e contra-vozes em romances e peças que, com extraordinário zelo linguístico revelam o absurdo dos clichês da sociedade e seu poder de subjugar”.
11 -Doris Lessing: Premiada em 2007 os temas abordados por Doris Lessing variam extensamente, passando pelo exame das tensões inter-raciais, a política racial, a violência contra as crianças, os movimentos feministas e a exploração do espaço exterior.
12 -Herta Müller: Prêmio Nobel de Literatura 2009 atribuído a ela “que, com a concentração da poesia e a franqueza da prosa, retrata a paisagem dos despossuídos”.
.
Não é o máximo? Eu achei muito legal!
E essa lista super foi retirada daqui.
.
Beijos!
Laury.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *