Resenhas

[Resenha] Um Dia – David Nicholls

Um Dia

Sinceramente a minha vontade é não fazer a resenha desse livro, pelo menos não agora, porque WTF?, o que esse David Nicholls sente?

Escolhi o livro com uma idéia fixa de como ele seria, inicio, meio e fim, mas pela minha revolta, dá para imaginar que não foi bem assim, não é? E olha que eu já sabia de um fato muitíssimo importante que iria acontecer. E já respondendo a pergunta que surgirá, não, eu não vi o filme.

Bem, Um Dia conta a estória de Dexter e Emma. Em e Dex, Dex e Em. Mas fugindo um pouco dos romances normais que vemos, esse conta vinte anos da historia deles, da formatura a “velhice”, usando como base sempre o mesmo dia. 15 de julho.

Em e Dex são os perfeitos opostos, ela certinha, ele nem tanto. Ela busca uma vida que realmente faça a diferença, é engajada politicamente, gosta de ler e se formou com méritos, enquanto ele, bem, ele quer curtir a vida. E o fato é: por mais que eles sejam extremamente diferentes, você passa o livro todo praticamente implorando para que eles fiquem juntos.

A maioria das minhas revoltas com livros acontecem com o final, e nesse não foi diferente. Como disse uma colega de leitura minha, senti que eu tinha comprado o livro errado, uma cópia falsificada, sabe? Na qual eles mudam o texto para ser diferente do verdadeiro. Rsrs Sério, eu li a frase que destruiu a minha vida e me fez querer matar o autor umas dez vezes, depois fechei o livro e fui respirar.

Mas apesar de tudo Um Dia merece seu mérito, ele é realista, a verdade nua e crua. Sabem aquelas pessoas que você olha e pensa: Eles farão um belo casal, mas daqui alguns anos? Um Dia se trata disso: escolhas e maturidade. Dex completa Em, e Em completa Dex, mas ele não tem a maturidade suficiente para aceitar isso e ela sabe. Ela sabe que por mais que ela ame ele, eles não darão certo, não naquele momento. Um Dia mostra que nem sempre o amor é suficiente.

A estrutura também é memorável, mostra o quanto tudo pode mudar em um ano. E como muda!! No inicio está tudo tranquilo, mas tudo se torna mais denso com o decorrer da estória e a partir de certo momento você tem medo de começar o próximo capítulo. Cada primeira página de um novo ano é repleta de tensão, com você torcendo para que dessa vez, ao menos dessa vez, tudo dê certo.

E pelo enorme desejo que tinha de tudo dar certo, acabei fechando o livro umas cinco vezes de pura raiva e ódio mortal. Com uma pergunta simples: Por que tudo tinha que dar errado? O livro me deu raiva, muita raiva, mas felizmente ou infelizmente não posso dizer que não gostei, porque gostei. Gostei de mais!

Além do Dex e da Em, existem todos os amigos da faculdade, os pais de ambos, namoradas do Dexter (muitas, diga-se de passagem) e colegas de trabalho. Meus sinceros amores aos pais de ambos e a fofa da Jas, ela é um amor! E o que eu aprendi com o Dexter e a Emma foi que a imaturidade estraga tudo, totalmente. E odeio mortalmente o Dexter por isso, mas também o amo na mesma intensidade, mesmo sendo um idiota.

E como o final não me agradou, nada de selinho para Um Dia, porque nem sempre a realidade tem um selinho Awn de qualidade, ainda que fosse extremamente legal se ela tivesse. kkk

[AVISO IMPORTANTE DE SPOILER, SE VOCÊ NÃO LEU O LIVRO E NÃO QUER SABER O FINAL, FAVOR NÃO SELECIONAR A PRÓXIMA FRASE QUE SE ENCONTRA NA COR BRANCA, GRATA!]

Alguém pode me dizer o que o autor estava pensando quando matou a Emma e como ele pôde fazer isso em uma frase? O que foi aquilo? E ela nem pôde ter o filho que queria! Ela morreu sem ter um filho com o Dexter! WTF?

[FIM DE SPOILER]

Capa antiga ;)
Capa antiga 😉

O que acharam? Já leram?

Assim que eu assistir o filme, deixarei aqui minhas opiniões. 🙂

Beijos!

Laury.

9 Comments

  1. Gabby Ribeiroo

    kkkkkk, eu li o livro e minhas reações foram totalmente iguais! Ri horrores lendo sua resenha, porque eu estava basicamente me vendo de novo a um mês atrás mais ou menos lendo o livro e ficando muiitoo louca da vida! kkkk Nunca ri tanto lendo uma resenha, e eu leio muitas principalmente de livros que já li para ver se outras pessoas também acharam a mesma coisa que eu..! Seu blog agora está na minha lista de favoritos! kkkk você escreve de um jeito cômico, sarcástico e muito real, não sia jogando spoilers sobre o livro, porém, quem é esperto pode muito bem perceber pelas suas palavras muito bem escolhidas na resenha de que de certa forma o livro ou é horrendo ou muito bom! Você escreve com sinceridade, é uma critica de primeira! Parabéns! Recomendarei suas resenhas para todas as minhas amigas de leitura! Bjo!

    Reply
    1. Laury A Author

      OWN!! *-* Ai gente, que comentário mais lindo!! Ganhei minha semana com seu comentário, se não o mês todo! kkkk
      Fico extremamente feliz que tenha gostado da resenha e do blog, espero te ver mais vezes por aqui.
      Obrigada! 😀
      Mas o livro é lindo e ao mesmo tempo revoltante não é? kk Até hoje não sei muito bem o que achar dele, se amo perdidamente, ou odeio com todas as forças. Clássica relação de amor e ódio! kkkk
      Beijos.

      Reply
  2. Gabriela T

    Eu terminei de ler o livro ano passado (há alguns meses) e posso afirmar que a FRASE foi como um soco no pâncreas.
    Eu chorei feito uma louca, eu fiquei com raiva do livro e queria do fundo do coracao nao ter lido…
    Depois de algumas horas, tudo voltou ao normal e eu passei a ver de outra forma. O livro é realmente lindo, a história encantadora e magnífica, os dois sao lindos e é isso ae.
    Sem dúvidas uma leitura gostosa, leve e muito romantica. Pode até te deixar brava assim que o livro termina, mas depois você passa a entender e finalmente amar a história de Dex e Em.
    Vou guardar para sempre (esta na lista dos Nunca Emprestar)

    Ps: o filme nao é tão fiel, falta muita coisa, muita historia e detalhes que se perderam, quem vê e nao tem idéia do livro nao consegue perceber o que se passa entre eles a nao ser a história de dois amigos que se amam e nao “sabem”.
    Eu tive que pausar o filme para contar detalhes para a minha mae, que nem se quer foram mencionados.

    Reply
    1. Laury A Author

      Soco no pâncreas, no coração, em todos os órgãos. kkkk
      Você sente raiva, mas é inegável que o livro é lindo, quero até ler outros livros do autor. 😀
      Nossa, o filme me deixou revoltada, fiz até um livro x filme aqui para colocar tudo em “pratos limpos”. kkk O que amei foi os atores, mas só. :/

      Reply
  3. Oi Laury, tudo bem? Já vi o filme e amei, por causa da protagonista diva. A Anne é demais!! Não gostei muito do final… Né?! Mas a história em si é incrível e quando eu tiver uma oportunidade, anda vou ler o livro. Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *