Divulgação, Notícias, Parcerias, Textos contos e blábláblá

[Textos, contos e blábláblá] Parceria entre blogueiros e autores

textos, contos e bla

Boa Noite pessoas lindas!

Hoje vim aqui para falar de um assunto nada lindo, mas que tinha tudo para ser lindo. As parcerias. Hoje mais cedo estava dando aquela vistoria básica no facebook e me deparei com um post da Vanessa de Cássia, autora de Entre Amores Cruzados e mais alguns livros que ainda estão por vir.

print vanessa

 Assim que vi, pensei, não estou fazendo nada mesmo, por que não escrever a respeito? Ok, mentira, estou fazendo um monte de coisas, mas o assunto vale à pena. Kkkk

Bem, parceria é uma coisa complicada, mexer com gente é complicado, mas tem gente que dificulta muito mais ainda. Assim como comentei no post dela, vou falar aqui, tenho total consciência que eu como blogueira não sou perfeita, na verdade tenho erros pra caramba, mas depois que li os casos dos comentários descobri que sou um anjinho. rsrs

Quando recebo livros para resenha como parceria, tento ao máximo passá-los na frente, mas tenho consciência que isso nem sempre acontece. Para ser sincera tenho dois livros na cabeceira da cama que minha consciência fica até pesada de olhá-los. Devia ter postado a resenha faz tempo, mas ainda não fiz. Um eu li (Uma porta para um quarto escuro), mas quero fazer a resenha em vídeo, e como não acho o tempo para fazer o vídeo, fico adiando. O outro não li (Minhas Lembranças), pelo simples fato de que sei que vou chorar horrores e estou me preparando ainda. Eu ainda não fiz o que tinha que fazer, mas SEI que tenho que fazer e vou fazer.

O que me impressiona é o fato de saber que existem blogueiros que não fizeram o que deviam fazer e simplesmente não se importam! Ou pior, ofendem os autores de forma indescritível! Blogueiros que reclamam quando tem que pagar o frete. Hello, você está pagando SÓ o frete, o autor está pagando o livro TODO. Porque não ache que sai de graça pra ele, porque não sai! A gente paga frete em BT e nem fica com o livro, agora o povo não quer pagar o frete para GANHAR o livro? Autografado ainda!

Outro caso que li nos comentários foi sobre as resenhas. Acho resenha uma coisa tão delicada e quando faço as minha tento fazer com cuidado. Claro que não vou falar que gostei de um livro que não gostei. É preciso ser sincera. E quando você mente a respeito de um livro, você perde a sua credibilidade e do blog. Mas o fato é que existem mil maneiras de falar alguma coisa. Acho que sabem que não sou das maiores fãs de editar resenha. Não é preguiça, tanto é que leio umas 3 vezes antes de publicar, mas sim tentativa de ser sincera. Mas sabem por que leio tantas vezes antes de publicar? Para ter certeza se não falei coisa que não devia e poderá magoar alguém. Não sou um poço de educação, mas acho que isso é o mínimo que alguém deve fazer. E espero que até hoje, no meu mínimo tempo de blog, não tenha ofendido ninguém. Se fiz, me desculpe, não foi minha intenção.

Ainda no ponto ofender autor, mas saindo do campo resenha. Blogueiro que ofende autor e vice versa, sem motivo nenhum, é o cumulo pra mim! Sério! Estão todos no mesmo ramo, deviam trabalhar junto no incentivo a leitura!! Frescura e exigências incabíveis de ambos os lados são de matar! Não sei se é porque até hoje minha relação com autores foi muito boa, mas simplesmente não entendo.

E olha que sou uma pessoa chata. Vocês já devem ter visto minhas entrevistas e percebido que elas são ENORMES! Mas sabe o mais lindo de tudo, mesmo com aquelas perguntas infinitas, nenhum autor nunca me disse não. Eles foram uns amores, responderam com carinho, gastaram tempo deles para me dar no mínimo uma boa hora de atenção. E isso significa muito, porque eles são ocupados gente! Acho lindo quando eles comentam o que você posta sobre eles, quando eles conversam com a gente, quando dão atenção a nós meros blogueiros apaixonados pelo trabalho deles.

Mas nessas coisas de entrevista, antes do post da Vanessa, eu já tinha percebido que nem todos os blogueiros se preocupam em ser educados. Eu sou meio complexada, então sempre que mando um email eu acho que não enviou. E como a maioria das entrevistas eu mandava por email, eu sempre perguntava por facebook se a pessoa tinha recebido. Eu sei que parecia que eu estava cobrando, mas NÃO estava, era só para ter certeza que tinha chegado, entende? Pois bem, quando eu perguntava a maioria ficava super preocupado falando que tinha visto sim, mas não tinha respondido por falta de tempo e que até tal dia respondia. Percebi que alguns até acharam que uma semana era demorar de mais. Mas gente não é! Quando eles me respondiam isso, na hora eu pensava que com certeza deveria existir algum blogueiro que exigia que fosse respondido imediatamente. Isso é um absurdo! Já me sinto orgulhosa quando consigo responder todos os comentários do blog, quem dirá responder uma entrevista gigante como as que eu faço, em um dia!

Outra coisa é aquela historia só faço isso se você me der aquilo! Já vi de mais isso. Só divulga alguma coisa ou faz algo em prol das editoras e autores se ganhar alguma coisa em troca. Tão desnecessário! Sem querer me vangloriar (mas já fazendo um pouquinho disso kkkk), mas não peço nada por divulgação, nunca pedi e vou continuar sem pedir. Se me mandam um email pedindo divulgação eu divulgo, posso demorar horrores esperando a hora certa, mas divulgo. Das entrevistas que fiz, apenas uma autora daquela lista me forneceu livro para resenha, mas não fiz a entrevista por causa disso. Gosto de fazer! Acho que divulgação mutua já é de bom tamanho, o que se tem além disso, é lucro!

Só acho que a primeira coisa que alguém deve ter antes de criar um blog literário é amor por livros, sem esperar ganhá-los. Você pagava por livros antes, por que não vai pagar agora? Sério, para pessoas que mexem com a área literária, eles deveriam ter mais respeito pelos livros e com os autores.

Existem também as parcerias com editoras que também são meio problemáticas, mas deixa essa história para o futuro. kkkk

Eu sei que a coisa está meio enorme, por isso vou continuar o assunto em outro post. Preconceito contra livros/autores nacionais.

Qual a opinião de vocês sobre o assunto?

Beijos.

Laury.

0 Comments

  1. Isso é uma coisa bem complicada.
    O que a Vanessa passa, outros tantos autores menos famosos (vamos colocar assim) passam também. É um absurdo isso ‘-‘
    Como você também tenho dois livros de parceria para ler. Um é Herança de Amor da Licia Barros que recebi dela meses e meses e meses, não li ainda porque é um romance, ou não vou curtir ou eu vou chorar muito, e sinceramente estou evitando muito esse tipo de coisa 🙁 Não acho justo ler, escrever uma resenha de algo que sei que é muito melhor :'(
    Essa coisa de parceria é muito complicada. Não faço mais parceria com autores, pois me comprometer a ler um livro que de repente não curta, acho muito chato. Prefiro comprar e ler, afinal de contas eles merecem o dinheiro que estou gastando para comprar o livro.
    O que me deixa triste é saber que isso não vai acabar nunca, só vai piorar :'( os blogs literários estão crescendo de uma forma muito maluca e a quantidade de pessoas sem vergonha também.
    Espero com toda minha sinceridade que a Vanessa principalmente tenha sucesso e seja feliz com livros que escreve, ela tem um talento gigante e merece ser reconhecida.

    Reply
    1. Você fez um post muito completo e verdadeiro sobre essa situação. Fico indignada com cada ponto abordado e pus minha opinião no post da Vanessa como forma de desabafo… Visto que tinha acabado de passar por duas situações extremamente constrangedoras.

      Estou muito decepcionada com o meio e totalmente receosa em fazer outras parcerias, por isso só estou aceitando pequenas divulgações e só. Sei que meu livro se prejudica com isso, mas prefiro poucas resenhas do que ter meu livro resenhado de qualquer jeito por gente sem noção.

      Um beijo querida, adorei seu blog. Estou seguindo, já curti e etc!
      :*

      Reply
      1. Laury A Author

        hahaha Obrigada por seguir, curtir e etc!
        Nossa, nem fala o quanto essas coisas são revoltantes, são desnecessárias ao extremo! E é triste que elas façam com que os autores percam a confiança nos blogueiros, mas infelizmente é assim que as coisas tem que ser quando se chega a um ponto como esse.
        Participei daquele acontecimento trágico daquele blog com você e entendo totalmente. Se um livro meu fosse resenhado daquela forma, eu ia querer matar alguém, sério mesmo!
        Mas enfim, fazer o que. Como os antigos dizem, não adianta chorar pelo leite derramado. Eu só sei que daqui uns dias tem post seu dando sopa por aqui. hahahaha
        Beijos Mila!!

        Reply
    2. Vanessa de Cássia

      Uau, estou tão feliz por esse post!!! hehe

      Bem, Laury, como eu havia dito, eu fiz esse comentario pois há tempos estou muito chateada com alguns blogs, poxa, enviei livros com tanto carinho e não fui recebida da mesma fora =/
      Como a Helana disse, está crescendo muito esse mundo dos blogs literarios e com muitas pessoas safadas! haha

      Eu não reclamei de receber criticas, isso faz parte sabe, acho que nunca ninguém vai agradar a todo mundo, eu só disse que quando alguém me pede um livro eu dou, mas no minimo a pessoa deveria respeitar meu trabalho. Acreditar. E como eu disse, reclamaram de me enviar R$7,00 de frete. Poxa, compra livros best seller que é um absurdo de caro, e não quer me enviar o dinheiro que vai ser pra ele mesmo?? Tipo, é muito confuso isso mesmo, e essa não será a primeira vez!! E além flor, disso que não querer pagar, ainda me enchem por não ter enviado logo, fica me mandando mensagens “e aí, já enviou!” WTF?? É revoltante! =/

      Mas sei que agora com meu segundo livro, vai ser bem diferente, quem quiser vai ter que comprar e fazer com que meu esforço e meu trabalho de horas e horas na frente do pc valha a pena!

      Eu acredito que muito ficaram chocados e até ofendidos, dizendo que mandei indiretinha. Não meu bem, foi uma bem DIRETA! haha.

      Beijos florzinha e amei seu post!!! *—–*

      Vanessa de Cássia.

      Reply
      1. Laury A Author

        Que bom que ficou feliz!! *-*
        Nossa, os blogs literários crescem que é uma beleza, existem muitos e cada vez existem mais. O que de certa forma é bom, significa que mais pessoas andam lendo, mas a coisa se torna preocupante quando o blog não é criado com o intuito principal de ler e dar opinião, as pessoas vão perdendo o foco da coisa. E realmente, existem muitas pessoas safadas por ai. kkkk
        Esse trem da critica é uma coisa complicada. Esses dias teve toda a história de um blog, um autor e uma critica negativa. Foi o maior bafafá e todo mundo ficou do lado da blogueira. Sou blogueira também, mas não consegui ficar do lado dela. Acho que todo mundo pode falar que não gostou de algo, mas existem jeitos para isso e o dela foi desrespeitoso. Não sei o que aconteceu, mas parece que de uma hora pra outra a coisa desandou e virou isso. Blogueiros que tem certeza que são reis e que escritores são seus súditos. E isso é um COMPLETO E TOTAL ABSURDO!! Todo mundo deve ser parceiro, oras! Trabalhamos no mesmo mercado, temos que saber agir em conjunto, mas parece haver uma rixa cada vez maior.
        Sou compulsiva por livros, o que é bem explicito pra todo mundo que me conhece e sei o quanto livros são caros, todos eles! Acho que as pessoas deveriam saber também. E principalmente, deveriam saber que livros nacionais tem sim qualidade e muita! A ideia nacional = ruim, é sem nexo. E sério, 7 reais por um livro é muito barato, eu pagaria sem nem piscar. E esse povo que fica reclamando da demora é porque nunca foi em um correio ou não tem mais nada o que fazer. O Correio é o inferno na Terra, no mínimo meia hora para conseguir fazer qualquer coisa, ou seja, você tem que estar em um dia calmo, o que convenhamos, é quase impossível.
        É uma pena as coisas terem que chegar nesse ponto, mas tem que ser assim. Se as pessoas não valorizam por vontade própria, temos que obrigá-las a valorizar.
        hahahahahahahaha não entendo nem o choque e nem a ofensa, você é quem deveria ficar ofendida e não eles, mas quem sabe depois da direta bem dada eles não acordam. kkkkk
        Beijos Vanessa!!

        Reply
    3. Laury A Author

      Complicada e absurda!
      Também tenho esse livro!! *-* Ele está na estante esperando minha boa vontade. Estou morrendo de vontade de ler, mas não estou com vontade. kkkkk Tem coisa mais paradoxa? Eu sei que ele é do estilo que amo, sei que a Lycia escreve bem (adoro ela, por sinal kkk), mas no momento meu cérebro não quer lê-lo. kkkkk E como você não vou forçar para não resultar em uma resenha negativa por livro lido fora de hora.
      Assim, não tenho nada contra fazer parceria com autores. Fiz duas e deram muito certo, mas nunca de sabe. kkkkk Mas com certeza eles merecem o dinheiro que a gente gasta com o livro, ainda mais depois de tanto trabalho que eles tiveram.
      Nooooossa, acabar? Esquece! Isso nunca vai acontecer, só vai piorar e piorar cada vez mais. Eu sinceramente imagino um dia no qual a maioria dos autores e blogs vão se odiar por ressentimos passados. Sério mesmo. E a quantidade de blogs que surgem a cada dia é espantosa. Só seria bom se eles surgissem com pessoas honestas também, mas ok. kkk
      Torço para que todos os autores com que já tive contato e todos os com que ainda vou ter sejam muito bem sucedidos e reconhecidos pelo talento deles. Eles merecem! 🙂

      Reply

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *