Notícias, Página Inicial, Textos contos e blábláblá

29 de Outubro – Dia Nacional do Livro

Olá!! Como vão?

Sentiram a minha depressão de ficar um final de semana inteiro sem internet? Foi triste!

Mas enfim, não é pra isso que estamos aqui. Acho que já devem ter descoberto que hoje é o dia Nacional do Livro. *-* Eu queria porque queria escrever alguma coisa, jurava que já tinha um texto pronto sobre o assunto (descobri que meu texto é pro dia da leitura – 7 de janeiro – então só vou postá-lo nesse dia), mas acontecesse que não tenho nada pronto e não consigo pensar para escrever. Para quem não sabe, onde eu moro está fazendo 40 graus, ou seja, não consigo fazer nada além de pensar que estou com calor.

Tentei achar algum texto bacana na internet e colocar aqui (com créditos, claro, nada de plágio! Plágio além de crime, é feio!!!), mas quem disse que achei um que gostasse ou falasse tudo o que eu queria? Não achei nada, então resolvendo apelas para o lado “intelectual”, fiz uma pesquisa diferente. Como surgiu o dia Nacional do livro. É rápido, juro! rsrs Ah, sim, a informação foi tirada do site do IBGE.

.

.

Instituído pela Lei nº 5.191, de 13 de dezembro de 1966, o dia 29 de outubro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Livro por ser a data oficial da fundação da Biblioteca Nacional.

Inicialmente chamada Real Biblioteca no Brasil, ela começou com um acervo de 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas, etc. trazidos de Portugal com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro em 1808.

A Biblioteca Nacional é a maior biblioteca da América Latina, sendo considerada pela Unesco uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo.

.

.

Interessante, não? Só descobri agora que o dia era por causa disso. E para terminar um poeminha. (Fonte: Clarice Pacheco, Caderno de Poesias. AGE Ed. Porto Alegre, 2003)

.

.

“Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
mergulhe de cabeça
na imaginação!”
.
.
 
Lindo! *-*

Mas enfim, um muito obrigado a todos os livros que fizeram parte da minha vida e aos que ainda vão fazer (espero que sejam muitos), vocês fazem a diferença!

E como não existe companhia melhor que a de um livro no dia deles, vou ver se ando com minhas leituras.

.

.

P.S.: Amanha ou quarta venho contar para vocês da nova parceria que o blog fez, já devia ter anunciado faz tempo.

.

Beiijos!

Laury.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *